Programa de Pós-Graduação Profissional

Seja bem-vindo(a) à página da Secretaria de Pós-Graduação do Centro de Informática da UFPE.

O Programa de Pós-graduação Profissional em Ciência da Computação (PPGP-CC) do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um dos mais importantes programas da área no Brasil, seu principal objetivo está em capacitar os alunos para práticas inovadoras na resolução de problemas do mercado de trabalho e da indústria, preparando profissionais para atuar no desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

O PPGP-CC do CIn está entre os melhores do país, segundo avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). O programa tem nota 4, a maior entre os programas profissionais em computação do Brasil.

O curso visa formar mestres e doutores com perfil caracterizado pela autonomia e pela capacidade de criação e transferência de tecnologias, possibilitando novas soluções para questões de alta complexidade em seu campo de atuação e gerando um impacto significativo em ciência e tecnologia da informação e comunicação.







Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Os cursos do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional são compostos por 3 (três) áreas de concentração, que, juntas, compõem 8 (oito) linhas de pesquisa, uma oferta abrangente e fundamental para os desafios das organizações modernas:

[1] Sistemas de Informação (Engenharia de Software e Gestão em Tecnologia da Informação);

[2] Computação Ubíqua (Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Embarcados);

[3] Ciência de Dados (Aprendizagem de Máquina, Aprendizagem e Visualização de Dados, e Big Data e Banco de Dados).

Perfil do Discente

O perfil clássico de um aluno ou aluna do PPGP-CC tem as seguintes características:

  • Experiência profissional média de, ao menos, 3 anos;

  • Graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias (produção, elétrica, eletrônica, mecânica, civil, dentre outras), Matemática ou outras áreas afins;

  • Cargos típicos: Engenheiro de Software, Desenvolvedor de Software, Engenheiro de Computação, Engenheiro de Sistemas, Arquiteto de Software, Analista de Sistemas, Engenheiro de Teste, Cientista de Dados, Engenheiro de Dados, Administrador de Sistemas, Engenheiro de Segurança, etc.;

  • Nível avançado de leitura em inglês.







Por que cursar um Mestrado ou Doutorado Profissional em Ciência da Computação no Centro de Informática?

Quantidade significativa de trabalho prático, incluindo um projeto avançado em computação que possibilitará o desenvolvimento de habilidades críticas específicas na resolução de problemas complexos por meio de pesquisa altamente relevante.

Oportunidades de aprendizagem flexíveis que permitirão que os alunos e aluna tenham acesso a conhecimentos fora da ciência da computação, possibilitando ampliar as opções de carreira. Por exemplo, em tecnologias para a saúde, sistemas de negócios, análise estatística, etc.

Engajamento forte com o Porto Digital, localizado em Recife, onde há dezenas de empresas de tecnologia, gerando altas oportunidades de empregabilidade. Nossos graduados são procurados no exterior e muitos têm empreendido ainda durante o seu curso de graduação e criado suas startups.

O CIn é reconhecido como centro de excelência no ensino, pesquisa, extensão e inovação em Ciência da Computação em toda a América Latina. Ganhamos diversos prêmios institucionais, e estamos sempre sendo reconhecidos pelos serviços prestados à comunidade técnico-científica nacional e internacional.

O PPGP-CC do CIn-UFPE é resultado de mais de 30 anos de experiência acadêmica aliada a mais de 15 anos de sólida interação com a indústria. O Centro atuou diretamente na concepção, criação e evolução do Porto Digital e teve forte participação no crescimento da economia de Pernambuco, através da transferência auto sustentada de conhecimento para a sociedade. Além disso, inúmeras iniciativas da universidade culminaram no apoio à criação de startups e novos negócios intensivos em tecnologia no estado.

As alunas e alunos do programa têm acesso aos professores do Centro de Informática, que contam com alto nível de excelência em suas áreas, e são profissionais com notório saber oriundos do mercado, sendo internacionalmente conhecidos por suas contribuições técnicas, científicas e compromisso com a excelência educacional.

Ficou interessado? Conheça nossos programas clicando nos botões abaixo:

Equipe

Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos

Coordenador

amlv@cin.ufpe.br

Fone: +55 81 2126-8430 r:4313

SALA: C113

Adiel Teixeira de Almeida Filho

Vice-coordenador

adielfilho@cin.ufpe.br

Fone: +55 81 2126-8430 r:4005

SALA: B106

Joelma Souza de Menezes França

Técnica-administrativa

jsmf@cin.ufpe.br

Fone: +55 81 2126-8430 r:4463

SALA: E123

Daniel Bandeira Teles de Menezes

Assistente em Administração


dbtm@cin.ufpe.br

Fone: +55 81 2126-8430 r:4003

SALA: E123

Marcos Souza da Silva

Bolsista de Desenvolvimento Profissional


mss7@cin.ufpe.br

Fone: +55 81 2126-8430 r:4712

SALA: E123