Mestrado Profissional

Sobre o programa

Visando a formação de profissionais mais habilitados para enfrentar o mercado, o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco iniciou, em novembro de 2006, a primeira turma do Mestrado Profissional (MPROF). O curso é voltado para empresários da área de Tecnologia da Informação (TI), gestores técnicos e comerciais de TI e gerentes de departamento de TI. Também para pessoas que ambicionem essas posições e tenham vivência como gerentes de projeto, engenheiros de qualidade e líderes de equipe. O MPROF destaca-se não só pela qualidade acadêmica, mas também pela formação de excelentes profissionais que lidam com problemas reais do cotidiano dentro da universidade. O PPGP-CC tem um histórico de sucesso de, em média, 80% em todas as suas turmas.


Duração: 2 anos (extensíveis por até 3 anos).

Modalidade: presencial.

Dias e horários das aulas: o cronograma de atividades do curso é mutável e será informado no edital de abertura do mestrado profissional.

Grade curricular: o curso possui disciplinas básicas, que procuram cobrir um amplo escopo da área de ciência da computação, e disciplinas específicas, que dependem da ênfase do curso. A ênfase é definida de acordo com a demanda do mercado e indicação dos alunos.

Linhas de Pesquisa e Estrutura Curricular

Nesta página você encontra as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional, que são periodicamente atualizados, de acordo com o edital de seleção do Programa de Pós-graduação. Além disso, você também encontra a estrutura curricular, com os créditos necessários para a conclusão do curso e a listagem de disciplinas obrigatórias e eletivas.

Inscrições

Sobre o processo seletivo:

O processo seletivo é realizado por uma comissão indicada pela coordenação do curso e composta por docentes de todas as áreas de concentração do programa. A comissão segue rigorosamente as normas estabelecidas no edital público de seleção, que procura valorizar a formação acadêmica do aluno, sua produção científica e a experiência profissional do candidato.

O processo seletivo é divido em duas etapas: análise do currículo e análise de pré-projeto, que deve demonstrar potencial do aluno para desenvolver projeto de pesquisa por meio de procedimentos científicos.

Os temas de cada pré-projeto devem estar associados aos trabalhos de pesquisa dos professores do programa, no intuito de que os alunos escolhidos já ingressem no programa com o orientador definido a partir da seleção.

Para se inscrever, o candidato deve acompanhar os editais divulgados pela Coordenação de Pós-graduação, que são publicados nesta página e amplamente divulgados ao público através dos canais de notícias do CIn-UFPE. No edital, o aluno irá encontrar todas as informações necessárias para preparar os documentos solicitados, bem como elaborar seu pré-projeto. Uma vez que o pré-projeto é aprovado, os documentos do candidato serão analisados e só então será divulgada a lista dos alunos selecionados.

ÚLTIMA TURMA:

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: