Doutorado Profissional

Sobre o programa

O Doutorado Profissional do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco foi aprovado pelos membros da comissão de avaliação do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da CAPES em 2020. 

O curso possui três áreas de concentração oferecidas aos discentes. São elas: Ciência de Dados, Computação Ubíqua e Sistemas de Informação. Ao todo, o curso oferece 8 linhas de pesquisa: três em Ciência de Dados (Aprendizagem de Máquina, Aprendizagem e Visualização de Dados, e Big Data e Banco de Dados); três em Computação Ubíqua (Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos e Sistemas Embarcados); e duas linhas de pesquisa em Sistemas de Informação (Engenharia de Software e Gestão em Tecnologia da Informação).

Linhas de Pesquisa e Estrutura Curricular

Nesta página você encontra as linhas de pesquisa do Doutorado Profissional, que são periodicamente atualizados, de acordo com o edital de seleção do Programa de Pós-graduação. Além disso, você também encontra a estrutura curricular, com os créditos necessários para a conclusão do curso e a listagem de disciplinas obrigatórias e eletivas.

Temas para Pré-Projeto

O processo seletivo de 2023.2 é exclusivo para servidores da UFPE e apenas na área de Sistemas de Informação, com ênfase em Gestão em Tecnologia da Informação.

Serão ofertadas 4 (quatro) vagas para o Doutorado Profissional, visando promover o aprimoramento e o desenvolvimento tecnológico e para a gestão estratégica de TI. Os candidatos interessados deverão entrar em contato com os professores responsáveis por cada título e apresentar um projeto de pesquisa alinhado com os temas propostos.

As instruções para produção do pré-projeto e os temas com seus respectivos proponentes e descrição para o Doutorado Profissional são:

EDITAL

Edital publicado-BO82-2023.pdf

ERRATA DO CRONOGRAMA:

Retificação edital-BO_105-2023-9-11.pdf

O processo seletivo é realizado por uma comissão indicada pela coordenação do curso e composta por docentes de todas as áreas de concentração do programa. A comissão segue rigorosamente as normas estabelecidas no edital público de seleção, que procura valorizar a formação acadêmica do aluno, sua produção científica e a experiência profissional do candidato.

O processo seletivo é divido em duas etapas: análise do currículo e análise de pré-projeto, que deve demonstrar potencial do aluno para desenvolver projeto de pesquisa por meio de procedimentos científicos.

Os temas de cada pré-projeto devem estar associados aos trabalhos de pesquisa dos professores do programa, no intuito de que os alunos escolhidos já ingressem no programa com o orientador definido a partir da seleção.

Para se inscrever, o candidato deve acompanhar os editais divulgados pela Coordenação de Pós-graduação, que são publicados nesta página e amplamente divulgados ao público através dos canais de notícias do CIn-UFPE. No edital, o aluno irá encontrar todas as informações necessárias para preparar os documentos solicitados, bem como elaborar seu pré-projeto. Uma vez que o pré-projeto é aprovado, os documentos do candidato serão analisados e só então será divulgada a lista dos alunos selecionados.


Caso ainda houver dúvidas, envie um e-mail para secpos-prof@cin.ufpe.br